Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros e CDs. A pirataria, considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico ( tráfico de substâncias ilícitas ).
Observando o tema, pude chegar a conclusão que sou contra qualquer tipo de pirataria, não só de CDs. Infelizmente hoje vemos que há pirataria em diversos segmentos, retirando o valor do trabalho que é feito, gerando desempregos e causando também malefícios a um pais em desenvolvimento, como o Brasil.
Além disso, com a pirataria, os impostos deixam de ser recolhidos e o comerciante que vende apenas produtos originais fica sem poder de briga no mercado. Contudo, a alta carga tributária sobre os produtos é um absurdo e acaba incentivando a falsificação.
No geral, concluo que a pirataria moderna se refere ao desrespeito aos contratos e convenções internacionais onde ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem ocorrer o pagamento dos direitos autoriais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria. Os casos mais conhecidos são as cópias de produtos falsificados, quer pelo uso individuo de marca ou imagem, com infração à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial ou industrial.
Autor: Marcelo Adriano
Nenhum comentário:
Postar um comentário